Press Release

PRESS RELEASE (PORTUGESE): NAÇÕES UNIDAS PROCLAMAM 30 DE JUNHO COMO DIA INTERNACIONAL DO ASTEROIDE

asteroid-day-press-release-portugese

NAÇÕES UNIDAS PROCLAMAM 30 DE JUNHO COMO DIA INTERNACIONAL DO ASTEROIDE

Nova York (07 de Dezembro de 2016) Os fundadores do Dia do Asteroide anunciaram hoje que a Assembleia Geral das Nações Unidas acaba de reconhecer oficialmente o Dia do Asteroide, declarando que “a partir de agora cada 30 de junho se celebrará esse evento a nível internacional para conscientizar a população sobre o risco de impacto destes objetos no aniversário da queda ocorrida em Tunguska (Sibéria, Rússia) em 30 de junho de 1908.

O informe completo da Assembleia Geral pode ser lido em:

http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/71/492

“Estamos bastante orgulhosos do reconhecimento das Nações Unidas pois precisamente criamos o Dia do Asteroide para aumentar a consciência coletiva sobre o risco que representa os asteroides e a oportunidade que surge de unir todos os seres humanos ao redor de um mesmo objetivo: proteger nosso planeta do risco de impacto dos asteroides”, declararam os co-fundadores Dr. Brian May, Danica Remy, Grig Richters e Rusty Schweickart. “Os impactos de asteroides são os únicos desastres naturais que sabemos como prevenir se, como tripulantes de nossa nave espacial Terra, trabalharmos juntos para encontrar uma solução global”.

No início de 2016, o Comitê ASE que estuda os objetos próximos da Terra (NEOs) introduziu uma recomendação formal em Viena junto ao Comitê das Nações Unidas sobre o uso pacífico do espaço exterior (conhecido como Declaração COPUOS) para que a Assembleia Geral adotasse o Dia do Asteroide como dia anual de comemoração.

Há tempos que o Comitê das Nações Unidas tem mostrado grande interesse em melhorar nosso conhecimento sobre a distribuição no espaço e as características dos NEOs potencialmente perigosos, além de prevenir e diminuir o risco associado ao impacto destes objetos com a Terra. Tais iniciativas buscam que as nações desenvolvam planos específicos mediante o assessoramento da Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN) e do Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais (SMPAG).

Através da iniciativa da Associação de Exploradores do Espaço (ASE), uma organização internacional de astronautas, e a Fundação B612, uma organização privada criada para proteger a Terra dos riscos de impacto por asteroides, o primeiro Dia do Asteroide ocorreu em 30 de junho de 2015.  A data foi escolhida para lembrar o impacto de asteroide mais devastador registrado na história, ocorrido sobre Tunguska nesse mesmo dia em 1908, que destruiu cerca de 2.000 quilômetros quadrados de taiga na Sibéria, Rússia. Durante o Dia do Asteroide de 2016, mais de 500 eventos educativos sobre asteroides foram realizados em 72 países, envolvendo mais de 150.000 participantes e outros milhares de participantes remotos através das atividades retransmitidas ao vivo pela internet.

Durante o anúncio oficial do Dia do Asteroide realizado em 3 de Dezembro de 2014, nossa organização lançou a chamada Declaração dos Asteroides 100X, que continha três objetivos principais:

  1. Empregar e fomentar tecnologia aplicável para detectar e rastrear aqueles asteroides próximos à Terra que ameaçam a população, através dos governos e de associações privadas e filantrópicas;
  1. Aumentar em cem vezes (100x) o descobrimento e acompanhamento de NEOs em até 100.000 anuais dentro da próxima década;
  1. Adotar a nível internacional o Dia do Asteroide a fim de incrementar a consciência coletiva sobre o risco de impacto e realizar os esforços necessários para preveni-los, o 30 de Junho de 2015.

Atualmente, essa declaração tem sido firmada por centenas de cientistas e especialistas em ciências planetárias, grandes empresários, governos e mais de 40.000 cidadãos a nível particular.  Com o reconhecimento das Nações Unidas, uma de nossas três ações propostas inicialmente foi concluída em apenas dois anos desde o lançamento de nossa iniciativa.

Dr. Ed Lu, astronauta integrante de três missões de ônibus espacial (shuttle) e oficial de operacões da Fundação B612: “A declaração das Nações Unidas sobre o Dia do Asteroide constitui um testamento sobre a importância do trabalho desenvolvido a nível internacional por cientistas e engenheiros ao redor do mundo para proteger a Terra dos impactos de asteroides. Se trabalharmos corretamente, a Terra não será atingida novamente por outro grande asteroide!”.

Jan Wörner, Diretor Geral da Agência Espacial Europeia (ESA): “Este reconhecimento internacional mostra como os asteroides se transformaram num magnífico exemplo de colaboração em escala mundial.”

O astronauta Espanhol Pedro Duque declara: “Todos nós astronautas estamos conscientes do risco de impacto da Terra com asteroides. Por isso nossa Associação de Exploradores do Espaço apoia decididamente o desenvolvimento de tecnologias operacionais para podermos detectá-los e desviá-los. É para mim uma grande satisfação ver hoje a Assembleia Geral das Nações Unidas declarando o 30 de Junho como “Dia Internacional do Asteroide”, reconhecendo o valor do evento anual de conscientização da sociedade que temos celebrado desde 2014.”

Sobre o Dia do Asteroide

O Dia do Asteroide é um movimento em escala global criado com a finalidade de aumentar o interesse público acerca de potenciais colisões com asteroides e fomentar o desenvolvimento de meios para proteger nosso planeta. Foi criado em 2014, pelo Dr. Brian May, astrofísico e guitarrista da banda de rock Queen; Danica Remy, oficial chefe de operações da Fundação B612, Rusty Schweickart, astronauta das missões Apolo e o cineasta alemão Grig Richters. O Dia do Asteroide se celebra a cada 30 de junho para recordar o maior impacto de um asteroide em nossa história contemporânea: ocorrido em Tunguska em 1908 e que devastou cerca de 2.000 km2 de vegetação taiga siberiana, equivalente ao tamanho de qualquer cidade metropolitana.

Contatos para as mídias: Diane Murphy: pr@asteroidday.org; +1-310-658-8756. Também pode contactar Grig Richters na Europa: +49-15225672398.

Saulo Machado, coordenador nacional do Asteroid Day no Brasil: smfastro@yahoo.com.br

Coordenadores regionais no Brasil:

Região Centro Oeste – Clayton G. Saints: g.g.a.c.goiania@gmail.com

Região Sul – Cristian Reis Westphal: cienciaeastronomia@gmail.com

Região Sudeste – Eduardo Plácido Santiago: eduardopsok@gmail.com

Região Nordeste – Marcelo Zurita: marcelozurita@gmail.com

Região Norte – Yara Laiz Souza: yaralaizsouza@gmail.com

asteroidday

The author asteroidday